A Nova Revista Amazônica é um periódico trimestral do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Linguagens e Saberes na Amazônia, da Universidade Federal do Pará-Campus Universitário de Bragança, dedicado à publicação de trabalhos na área de Saberes e Linguagens.
Dialogando, de maneira interdisciplinar, com diversas áreas da ciência e outros conhecimentos, que perpassam por diferentes expressões históricas, políticas, estéticas e artísticas, a Nova Revista Amazônica publica trabalhos que tenham o intento de estudar, a partir de movimentos endógenos e exógenos, as diversas representações e práticas que perfizeram e perfazem as várias configurações das culturas da/na Amazônia e em diálogo com pesquisas sobre outras regiões do Brasil e do mundo, por meio da compreensão das diferentes formações discursivas, em diferentes linguagens, e suas correspondentes condições sociais e históricas de produção.
São aceitos artigos em português, inglês e espanhol. A revista publica artigos originais inéditos, resenhas, ensaios etnofotográficos, crônicas etnográficas, vídeos etnográficos e entrevistas. Cada artigo poderá ser submetido por até 4 autores/as, sendo exigido que pelo menos um/a tenha o título de doutor/a.
Notícias
CHAMADA DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ
DOSSIÊ: Diálogos entre Saberes Interdisciplinares de Moçambique e Brasil
O dossiê receberá trabalhos que versem sobre aspectos inter/multidisciplinares de saberes presentes em Moçambique e Brasil, atendendo a garantia do direito à educação e informação nos países em diálogos marcados pelas desigualdades, exclusão, catástrofes ambientais, resultantes das mudanças climáticas, as migrações, guerras, violências, o que exige dos/as docentes, pesquisadores/as e discentes, atenção e reflexão sobre esses cenários globais. Entre os aspectos acima mencionados, privilegiam-se: as políticas educativas no contexto do diálogo Sul-Sul; Os saberes locais/ancestrais e suas linguagens em contextos globais; As políticas para uma educação ambiental; Desafios da Educação popular e direitos humanos no Brasil e em Moçambique; Economia solidária, os desafios dos deslocados e refugiados; A educação para a promoção do bem-estar social; Desafios da cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento educacional, econômico e político; O debate epistemológico sobre a questão de gênero, equidade, currículo e justiça social.
Dossiê organizado por:
VIEIRA, Norma Cristina: Doutorado em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-Doutorado em Linguística (PPGL/UNIOESTE) com ênfase em Análise de Discurso (AD). Professora na Faculdade de Educação (FACED), Campus Bragança/UFPA e no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA/UFPA).
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2618-3346
GOMUNDANHE, Almeida Meque: Doutorado em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique-Faculdade de Educação e Comunicação e Pós-Doutorando em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa-Brasil. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NuPECE); Professor Auxiliar nos cursos de Graduação e Pós-graduação e Director Adjunto de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação, no Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências da Universidade Rovuma-Niassa. Professor convidado da Universidade Federal de Sergipe-Brasil.
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0011-6399
CHINGORE, Tiago Tendai: Doutorado em Filosofia com especialidade em Filosofia Prática pela ex. Universidade Pedagógica de Moçambique-Faculdade de Ciências Sociais e Filosóficas. Pós- Doutorado em Educação com ênfase em estudos africanos, afro-brasileiros no contexto da educação antiracial no contexto brasileiro. Pesquisador do CEDECA-UniLicungo. Professor dos Programas de Mestrado em Educação/Ensino de Filosofia; Mestrado em Desenvolvimento Comunitário e Mestrado em Ciência Política e Estudos Africanos. Professor colaborador do Programa de Filosofia Profissional da Universidade Federal do Piauí (Profilo)-Brasil.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/0255734111704714
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8227-1637
O prazo final para o envio de artigos para este dossiê é 15 de Maio de 2024.
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra
CHAMADA DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ
Chamada para publicação
Nova Revista Amazônica
Número 03 (jul/dez 2023)
Dossiê: Saberes e Resistência
Este número acolherá estudos que se dedicam às reflexões acerca dos Saberes e suas relações com o conceito de Resistência. As perguntas que nos movem são: Como a Resistência se constitui um dispositivo criativo e quais Saberes são acionados quando necessitamos resistir a contextos em que nossas liberdades são cerceadas?
Serão, assim, bem-vindos trabalhos que discutam figurações de Resistência desde os tempos de lutas anticoloniais e manifestações na contemporaneidade, em diversas áreas dos Saberes. Os trabalhos podem ser escritos em portugues, inglês ou espanhol.
Esta chamada propõe trabalhos em ampla perspectiva, considerando temporalidades e espacialidades diversas, com o intuito de reunir estudos com proposições e elaborações conceituais sobre o papel da Resistência e sua relação com os Saberes. Estão no horizonte deste número, reflexões por meio de uma abordagem literária dialogada com outros campos do saber como Artes, História, Antropologia, Sociologia, Geografia, entre outros.
Dossiê organizado por:
Ana Lilia Carvalho Rocha (Universidade Federal do Pará - Brasil)
Firuze Guzel (Ege University - Turquia)
Mehrinigor Bahodirovna Akmedova (Bukhara State University - Uzbequistão)
Yvonne Malambo Kabombwe (University of Zambia - Zambia)
O prazo final para o envio de artigos para este dossiê é 31 de junho de 2023.
Os trabalhos podem ser escritos em portugues, inglês ou espanhol.
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra
___________________________________________
Call for publication
New Amazon Magazine
Number 03 (Jul/Dec 2023)
Dossier: Knowledge and Resistance
This issue will host studies dedicated to reflections on Knowledge and its relations with the concept of Resistance. The questions that move us are: How does Resistance constitute a creative device and what Knowledge is activated when we need to resist contexts in which our freedoms are curtailed?
Works that discuss Resistance figures from the times of anti-colonial struggles and contemporary demonstrations, in various areas of Knowledge, will therefore be welcome. Papers can be written in Portuguese, English or Spanish.
This call proposes work in a broad perspective, considering different temporalities and spatialities, with the aim of bringing together studies with propositions and conceptual elaborations on the role of Resistance and its relationship with Knowledge. On the horizon of this issue are reflections through a literary approach in dialogue with other fields of knowledge such as Arts, History, Anthropology, Sociology, Geography, among others.
Dossier organized by:
Ana Lilia Carvalho Rocha (Federal University of Pará - Brazil)
Firuze Guzel (Ege University - Turkey)
Mehrinigor Bahodirovna Akmedova (Bukhara State University - Uzbekistan)
Yvonne Malambo Kabombwe (University of Zambia - Zambia)
The deadline for submitting articles for this dossier is June 31, 2023.
Papers can be written in Portuguese, English or Spanish.
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra
_________________________________________
convocatoria de publicación
Nueva revista Amazon
Número 03 (julio/diciembre de 2023)
Dossier: Saber y Resistencia
Este número albergará estudios dedicados a la reflexión sobre el Saber y sus relaciones con el concepto de Resistencia. Las preguntas que nos mueven son: ¿Cómo la Resistencia constituye un dispositivo creativo y qué Conocimiento se activa cuando necesitamos resistir contextos en los que nuestras libertades se ven cercenadas?
Serán, por tanto, bienvenidos trabajos que aborden figuras de la Resistencia de la época de las luchas anticoloniales y de las manifestaciones contemporáneas, en diversas áreas del Saber. Los artículos pueden estar escritos en portugués, inglés o español.
Esta convocatoria propone trabajar en una perspectiva amplia, considerando diferentes temporalidades y espacialidades, con el objetivo de reunir estudios con proposiciones y elaboraciones conceptuales sobre el papel de la Resistencia y su relación con el Saber. En el horizonte de este número se encuentran reflexiones a través de un abordaje literario en diálogo con otros campos del saber como las Artes, la Historia, la Antropología, la Sociología, la Geografía, entre otros.
Dossier organizado por:
Ana Lilia Carvalho Rocha (Universidad Federal de Pará - Brasil)
Firuze Guzel (Universidad de Ege - Turquía)
Mehrinigor Bahodirovna Akmedova (Universidad Estatal de Bukhara - Uzbekistán)
Yvonne Malambo Kabombwe (Universidad de Zambia - Zambia)
La fecha límite para la presentación de artículos para este dossier es el 31 de junio de 2023.
Los artículos pueden estar escritos en portugués, inglés o español.
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra