Logo do cabeçalho da página
Nova Revista Amazônica

A Nova Revista Amazônica é um periódico trimestral do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Linguagens e Saberes na Amazônia, da Universidade Federal do Pará-Campus Universitário de Bragança, dedicado à publicação de trabalhos na área de Saberes e Linguagens. 

Dialogando, de maneira interdisciplinar, com diversas áreas da ciência e outros conhecimentos, que perpassam por diferentes expressões históricas, políticas, estéticas e artísticas, a Nova Revista Amazônica publica trabalhos que tenham o intento de estudar, a partir de movimentos endógenos e exógenos, as diversas representações e práticas que perfizeram e perfazem as várias configurações das culturas da/na Amazônia e em diálogo com pesquisas sobre outras regiões do Brasil e do mundo, por meio da compreensão das diferentes formações discursivas, em diferentes linguagens, e suas correspondentes condições sociais e históricas de produção.

São aceitos artigos em português, inglês e espanhol. A revista publica artigos originais inéditos, resenhas, ensaios etnofotográficos, crônicas etnográficas, vídeos etnográficos e entrevistas. Cada artigo poderá ser submetido por até 4 autores/as, sendo exigido que pelo menos um/a tenha o título de doutor/a.

Notícias

CHAMADA DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ

DOSSIÊ: Uso dos Vegetais na América Latina: Tradição, Ciência e Sustentabilidade


O uso dos vegetais são objeto de interesse global devido à sua importância nos hábitos alimentares, na cultura e na medicina tradicional das populações. Na América Latina, tanto espécies nativas quanto exóticas foram amplamente incorporadas ao uso popular, influenciando práticas agrícolas, gastronômicas e terapêuticas ao longo da história. A valorização desses vegetais passa pelo reconhecimento de seus benefícios e desafios, incluindo sua conservação e uso sustentável.
Diante disso, a criação de uma rede de discussão científica e interdisciplinar é essencial para responder a questões sobre cultivo, manejo, segurança, riscos e benefícios dos vegetais. Além disso, pode contribuir para a formulação de diretrizes voltadas à preservação ambiental e cultural das populações que vivem nos trópicos, considerando a interação entre conhecimento tradicional e avanços científicos.
Este Dossiê tem como objetivo reunir pesquisas sobre os usos e impactos dos vegetais na América Latina, proporcionando um espaço para o compartilhamento de descobertas e experiências entre pesquisadores. A proposta é fomentar reflexões sobre conservação, sustentabilidade e qualidade dos vegetais, ampliando o diálogo entre ciência e saberes ancestrais. Com uma abordagem interdisciplinar, esta obra se torna uma referência essencial para pesquisadores, profissionais da saúde, ciências ambientais e agrárias, estudantes e todos aqueles interessados na valorização e no uso sustentável dos vegetais.

Os tipos de artigos que podem ser incluídos nesta chamada abrangem:

- Artigos sobre etnobotânica e fitoterapia, com foco em saberes tradicionais, uso sustentável de plantas medicinais por comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Análise do potencial terapêutico de espécies utilizadas na medicina popular. Estudos sobre a transmissão do conhecimento etnobotânico entre gerações e sua influência na conservação da biodiversidade.

- Pesquisas experimentais e estudos de caso sobre novas tecnologias de cultivo, manejo agroecológico e impactos na produtividade e qualidade dos vegetais.

-Estudos socioeconômicos que avaliem os impactos da agricultura sustentável na geração de renda e segurança alimentar de comunidades rurais e tradicionais.

-Pesquisas sobre políticas públicas e regulamentações relacionadas ao uso de recursos vegetais e incentivo a práticas agrícolas sustentáveis.

-Artigos sobre inovação e desenvolvimento de novos produtos vegetais com potencial medicinal, nutricional ou industrial.

ORGANIZADORES:

Iracely Rodrigues da Silva
Doutora em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2012). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA). Pesquisadora Associada a Sociedade Internacional de Etnobiologia (ISE), Líder do Grupo de Pesquisa LEMAS/UFPA, tem realizado pesquisas na área de Plantas Medicinais, Prevenção e Promoção da Saúde Humana, Validação de Produtos Fitoterápicos e Inovação Tecnológica.

Virgilio Gavicho Uarrota
Doutor em Recursos Genéticos Vegetais (UFSC, 2015). Professor da Universidad de O’Higgins, Centro de Ciências Agroalimentares, Animales e Vegetales (ICA, Chile). Pos-Doutorado (Pontificia Universidad Catolica de Valparaiso, Chile, 2019-2022). Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) em Biotecnologia e Biociências (UDESC), Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (Lages), Linha de Pesquisa: Fisiologia e Manejo de Plantas (2018-2019). Pós-Doutorado Junior (PDJ/CNPq). Área de concentração: Bioinformática e Quimiometria.

O prazo final para o envio de artigos para este dossiê é 30 de Setembro de 2025.

https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra

 
Publicado: 2025-09-15

Chamada permanente de artigos para seção livre e de ensaios etnofotográficos

A Nova Revista Amazônica (ISSN 2318-1346) abre chamada permanente para submissão de artigos para seção livre e de produções imagéticas para a seção ensaios etnofotográficos. O (s) autor (s) deverão se cadastrar diretamente no site do periódico, e submeter seu material de acordo com o escopo e as normas da revista.
 
Publicado: 2019-01-25