ETAPA INTERMEDIÁRIA COM OS YUDJÁ DO BAIXO XINGU NO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA
Resumo
Este artigo aborda uma experiência de prática pedagógica em pesquisa, junto ao povo Yudjá, na Terra Indígena do baixo Xingu. Tem como objetivo trazer diálogos, de pesquisa, atividades e práticas pedagógicas desenvolvidas neste contexto vivenciado em etapa intermediária do curso de Pedagogia Intercultural, da Faculdade Indígena Intercultural da Universidade do Estado de Mato Grosso. A metodologia do trabalho se insere dentro da premissa da abordagem etnográfica e participante, com observação do contexto vivenciado e com inferências na prática pedagógica em desenvolvimento. A vivência em etapa intermediária na TI Xingu, na aldeia Paksamba do povo Yudjá, apontou a complexidade das mediações do mundo vivido com o mundo acadêmico. Professores, comunidade e acadêmicos foram envolvidos pelo complexo amazônico de relações em histórias e experiências vividas no período mais crítico da Covid 19, conhecimento das águas e partilha de saberes, muito mais dos Yudjá do que da academia. Nesse contexto, os professores da universidade assumiram o lugar da escuta sensível para aprender e apreender novas significações do mundo Yudjá.
Palavras-chave
Etapa intermediária; Povo Yudjá; Aprendizagens
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i1.12878
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