Nova Revista Amazônica

AVALIAÇÃO DE HABILIDADES BÁSICAS DE ESTUDANTES NO ESPECTRO AUTISTA: REFORÇADORES, DESEMPENHO VISUAL, LINGUAGEM E IMITAÇÃO

Maria Vitória Melo de Oliveira, Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Eutima Klayre Pereira Nunes, Maria Eliete Batista Moura

Resumo

O Transtorno do Espectro do Autismo envolve um conjunto de transtornos neurodesenvolvimentais de causas orgânicas, caracterizado por dificuldades de interação e comunicação que podem vir associadas a alterações sensoriais, comportamentos estereotipados e/ou interesses restritos. O objetivo do estudo foi avaliar a presença de habilidades básicas de estudantes no Espectro do Autismo por meio do instrumento Avaliação da Linguagem Básica e Habilidades de Aprendizagem Revisada. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, descritiva com abordagem qualiquantitativa. Os locais para a realização foram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionas, assim como cinco escolas da rede pública e três escolas da rede particular e regular de ensino, desta forma participaram do estudo 23 estudantes de 5 a 15 anos. Os dados coletados foram organizados em quadros e digitados em software Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados mostram quanto à Cooperação e Eficácia de Reforçadores na tarefa relacionada à pegar um reforçador ou um objeto comum quando ele é oferecido (A1), constatou-se que 4 (17,4%) conseguiram pegar pelo menos 1 objeto e a maioria de 19 (82,6%) pegaram metade dos objetos apresentados. Esses resultados indicam que geralmente as crianças conseguiram efetuar as tarefas propostas da habilidade de cooperação e eficácia de reforçadores, entretanto, a execução de algumas só era possível através de ajuda. Portanto, compreende-se, que apesar das limitações nestas e em outras habilidades, no decorrer dos anos, se instauradas as intervenções adequadas, é possível desenvolver as habilidades necessárias para a vida cotidiana e acadêmica destas crianças/pessoas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v10i2.13517

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores e bases/Indexes and Bases
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave