Nova Revista Amazônica

PLANEJAMENTO, POLÍTICA EDUCACIONAL E AUTISMO: UM ESTUDO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E O AUTISMO NO TERRITÓRIO DE COLINAS DO TOCANTINS

Maykon Dhonnes de Oliveira Cardoso, Rosilene Lagares, Robson Vila Nova Lopes, Denise de Amorim Ramos

Resumo

O Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais constitui o Transtorno do Espectro do Autismo como uma alteração associada ao neurodesenvolvimento. Atualmente, nas escolas brasileiras os indicadores de estudantes diagnosticados com a alteração aumentam consideravelmente. O objetivo deste estudo é analisar a meta 04 e suas estratégias instituídas no Plano Municipal de Educação (PME) em vigor pela Lei Municipal n° 1.421 de Colinas do Tocantins. Para tanto, identificou-se a meta 04 do Plano Municipal de Educação (PME) de Colinas do Tocantins que se associa à temática proposta, verificando as estratégias que se vinculam à discussão. Buscou-se analisar o relatório referente ao biênio 2017/2018 aferindo a execução das estratégias. Trata-se de um estudo exploratório, bibliográfico e documental em relação ao delineamento dos procedimentos metodológicos. Concluiu-se que existem estratégias no Plano Municipal de Colinas do Tocantins vinculadas à inclusão do Autismo e de estudantes com Autismo na educação básica, entretanto, a atenção específica por meio de política pública deixou a desejar, sendo tratada de forma superficial situando apenas o AEE – Atendimento Educacional Especializado como ponto principal de desenvolvimento.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v10i2.13518

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