Nova Revista Amazônica

ACESSIBILIDADE NO ENSINO MUSICAL DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO ATRAVÉS DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

Roger Vieira Cunha, Valéria Peres Asnis, Adriana do Nascimento Araújo Mendes

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem na educação musical de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tendo como auxílio a utilização de Tecnologia Assistiva (TA). O objetivo geral desta pesquisa foi estudar como a Educação Musical, com auxílio de recursos de Tecnologia Assistiva, pode contribuir para o desenvolvimento de pessoas com o TEA.  Seus objetivos específicos são: a) investigar como se dá o ensino-aprendizagem musical dos estudantes com TEA; b) elencar, através de levantamento bibliográfico, atividades musicais adaptadas para pessoas com TEA e c) indicar de que forma os recursos de TA podem auxiliar na acessibilidade dessas atividades. A partir de uma pesquisa bibliográfica de autoras e autores estudados como LOURO (2018; 2021), ASNIS e ELIAS (2019), HAMMEL e HOURIGAN (2020) e SOARES (2020), que se debruçam em estudos e pesquisas acerca dos processos de ensino-aprendizagem musical de pessoas com deficiência - com destaque nas especificidades para pessoas com o TEA, chegou-se a uma lista de atividades adaptadas para esse público. Através da combinação das palavras-chave Tecnologia Assistiva e Educação Musical e de práticas pedagógicas já realizadas pelos autores, selecionamos dois recursos de TA utilizados em processos de ensino-aprendizagem musicais: os softwares GenVirtual e o AUMI, e um terceiro recurso que possui grande potencial para ser utilizado com estudantes com TEA: a plataforma Chrome Music Lab. Ao final, elencamos esses recursos de Tecnologia Assistiva com as atividades, discutindo e propondo uma prática pedagógica que pode gerar, assim, acessibilidade e autonomia de estudantes com TEA.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v10i2.13520

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores e bases/Indexes and Bases
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave