ACESSIBILIDADE NO ENSINO MUSICAL DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO ATRAVÉS DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem na educação musical de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tendo como auxílio a utilização de Tecnologia Assistiva (TA). O objetivo geral desta pesquisa foi estudar como a Educação Musical, com auxílio de recursos de Tecnologia Assistiva, pode contribuir para o desenvolvimento de pessoas com o TEA. Seus objetivos específicos são: a) investigar como se dá o ensino-aprendizagem musical dos estudantes com TEA; b) elencar, através de levantamento bibliográfico, atividades musicais adaptadas para pessoas com TEA e c) indicar de que forma os recursos de TA podem auxiliar na acessibilidade dessas atividades. A partir de uma pesquisa bibliográfica de autoras e autores estudados como LOURO (2018; 2021), ASNIS e ELIAS (2019), HAMMEL e HOURIGAN (2020) e SOARES (2020), que se debruçam em estudos e pesquisas acerca dos processos de ensino-aprendizagem musical de pessoas com deficiência - com destaque nas especificidades para pessoas com o TEA, chegou-se a uma lista de atividades adaptadas para esse público. Através da combinação das palavras-chave Tecnologia Assistiva e Educação Musical e de práticas pedagógicas já realizadas pelos autores, selecionamos dois recursos de TA utilizados em processos de ensino-aprendizagem musicais: os softwares GenVirtual e o AUMI, e um terceiro recurso que possui grande potencial para ser utilizado com estudantes com TEA: a plataforma Chrome Music Lab. Ao final, elencamos esses recursos de Tecnologia Assistiva com as atividades, discutindo e propondo uma prática pedagógica que pode gerar, assim, acessibilidade e autonomia de estudantes com TEA.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v10i2.13520
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