Nova Revista Amazônica

A CULTURA DO BRINCAR E O TEA

Neide Maria Fernandes R. de Sousa, Jéssica do Socorro Leite Corrêa, Luis Junior Costa Saraiva

Resumo

O presente vídeo etnográfico tem como propósito apresentar características sobre o brincar de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ele é resultado das vivências de pais e mães de crianças autista em diálogo com o espaço de pesquisa Laboratório de Inclusão (UFPA/campus Bragança). Apresentar a ludicidade de crianças que estão no espectro autista representa uma dimensão de discussão sobre a temática TEA. O brincar faz parte da subjetividade infantil, e é utilizado como principal ferramenta de desenvolvimento e aprendizagem da criança nos espaços educacionais, terapêuticos e familiares. O filme trás características sobre o brincar de crianças autista e sua importância para a infância, com relatos de pais e professora que vivenciam essas experiências.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v10i2.13526

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