ENSINO DE VIOLINO EM GRUPO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO E CRIANÇAS SEM NENHUM TRANSTORNO
Resumo
Esta pesquisa é um estudo de caso sobre o ensino de violino para crianças autistas, com o objetivo de analisar o aprendizado musical de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma turma com crianças neurotípicas. Como procedimento metodológico adotou-se a abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados foi utilizada a observação não-participante. Como instrumento da coleta foi utilizado a Escala de Verificação do Aprendizado Musical de Violino e Viola e Diário de Bordo. Os resultados indicaram que os estudantes com TEA, mesmo de forma diferenciada, apresentaram conhecimento musical após três meses de intervenção, sendo necessário manter uma rotina sobre as aulas, repetição de conteúdo, monitor individual e postura do professor de sala. Depreendeu-se que a presença de crianças com TEA na sala de aula não influenciou no aprendizado dos alunos neurotípicos.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v10i3.13596
Apontamentos
- Não há apontamentos.