Nova Revista Amazônica

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS QUE NÃO DOMINAM A LIBRAS: ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DE UM SURDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

SORAYA CRISTINA MORAES, JOSÉ ANCHIETA DE OLIVEIRA BENTES

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o ensino de Língua Portuguesa para surdos que não dominam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Trata-se de uma pesquisa participante realizada durante dezoito meses com um aluno surdo que não dominava esse meio de comunicação, a Libras, mas que interagia com o mundo por meio de uma língua própria, criada com fins imediatos. Nos resultados da pesquisa constata-se que o ensino de língua portuguesa por meio de uma Língua de Sinais Emergentes para surdos que não dominam a Libras é possível, desde, é claro, que as metodologias de ensino sejam adaptadas


Palavras-chave

Língua Portuguesa (L2). Língua de Sinais Emergentes. Inclusão.


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i2.14218

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