Nova Revista Amazônica

A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA COMO PRÁTICA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Letícia Ramos de Carvalho, Gabriele Monteiro Filgueira Corrêa, Lucian José de Souza Costa e Costa

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral, analisar quais as contribuições da música como prática social na Educação Infantil. Como objetivos específicos desdobram-se, investigar se a música é utilizada como prática social pelas professoras da Educação Infantil e compreender como o uso da música como prática social influencia o processo de ensino aprendizagem. Através da revisão bibliográfica buscou-se identificar o papel da música enquanto prática social e assim construir um percurso dialógico com referenciais teóricos como, Brito (2003), Chiarelli (2005), Kater (2004), entre outros. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, que será desenvolvida por meio da modalidade estudo de caso, onde se procura fundamentar as relações entre música, prática social e educação infantil. Os participantes serão cinco pedagogas, sendo três da Rede Pública e duas da Rede Privada da cidade de Belém e do município de Ananindeua. Esperamos que este trabalho seja referência a muitos educadores para subsidiar planos e projetos de ações pedagógica que objetivem trabalhar as possíveis contribuições que a música enquanto prática social proporciona a ensino aprendizagem na Educação Infantil.


Palavras-chave

Música; Prática social; Educação infantil


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/ Ministério da Educação e Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BASTIAN, H. G. Música na Escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. São Paulo: Paulinas, 2009.

BRITO, TECA ALENCAR DE. Música na Educação Infantil- Propostas Para a Formação Integral da Criança. São Paulo, Peirópolis, 2003.

CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti. A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser, Revista Recre@rte Nº3 Junho 2005: Instituto Catarinense de Pós-Graduação.

Dillon, S. (2007). Music, meaning anil Transformation: Meaningful Music Making for life. Newcastle, UK: Cambridge SckolarsPublishing.

FARIA, Márcia Nunes. A música, fator importante na aprendizagem. Assischateaubriand – Pr, 2001. 40f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia).

FONTERRADA, Marisa. T. O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Ed. Unesp, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, L. A. O jogo das diferenças, o multiculturalismo e seus contextos. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

HIKIJI, Rose SatikoGitirana. A música e o Risco. Etnografia da Performance de Crianças e Jovens Participantes de um Projeto Social de Ensino Musical. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2006.

JEANDOT, N. Explorando o Universo da Música. São Paulo: Scipione, 2º ed, 1997.

KATER, C. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.10, mar/2004.

LOURO, V. S. Educação musical e deficiência: propostas pedagógicas. São José dos Campos: Ed. do Autor, 2006.

MÁRSICO, L. O. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento Musical da criança. Rio de Janeiro: Globo, 1982.

MÉLO, Maria Lúcia. Fenomenologiae seus procedimentos metodológicos. Belém (PA): SOCID/UEPA & EDUEPA/GRAPHITE,2015.

OLIVEIRA e COLS. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teorias e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. Anais da 32ª Reunião da ANPED, 2009.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas – 26 ed. – São Paulo: Atlas, 2009.

PALES, Isamar Marques Cândido. Musicalizando com a pedagogia: configurações de sentido da música na prática docente. Mestrado acadêmico em ensino.Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, 2018.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho científico. 22* ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, L. S. da. A Importância do brincar na Educação Infantil. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande. 2014.

STAKE, R. E. Case Studies. Sim: DENZI, N.K:, LINCOLW, Y.S (Ed:). Handbook of qualitativa research. London: SAGE Publications, 1994.

SATAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.

Szymanski, H. (2004). A Prática Reflexiva com Famílias de Baixa Renda. Anais do II Seminário Internacional de Pesquisa e estudos Qualitativo. Bauru: SEPQ.

TRIVIÑIOS. Augusto Nibaldo Silvo. Introdução à Pesquisa em ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UNESCO, BANCO MUNDIAL, FUNDAÇÃO MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO. A Criança Descobrindo, Interpretando e Agindo sobre o Mundo. Brasília, 2005.

KOELLREUTTER, H.-J. Educação musical hoje e, quiçá, amanhã. In: LIMA, S. A. (Org.). Educadores musicais de São Paulo: encontro e reflexões. São Paulo: Nacional, 1998. p. 39-45.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i2.14642

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores e bases/Indexes and Bases
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave