Nova Revista Amazônica

QUANDO A MATEMÁTICA É UMA MÁ TEMÁTICA PARA O SURDO

IRAMÍ BILA DA SILVA, Josefa Mônica Almeida Silva Alves, Almir Santana Barbosa dos Santos, Sandro Marcio Drummond Alves Marengo

Resumo

Quando se trata da linguagem matemática escrita em português, é comum o uso de símbolos e fórmulas para representar conceitos e operações matemáticas. No entanto, quando precisa-se traduzir esses termos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), é importante lembrar que a língua de sinais tem sua própria estrutura, e muitas vezes não há uma correspondência icônica entre os termos matemáticos e os termos sinalizados. Por isso, este trabalho tem como objetivo demonstrar a relação entre o termo em Libras, conceito, símbolos e/ou fórmulas expressos no termo matemático. Para isto, abordaremos o termo na perspectiva de Rita Temmerman (2000), ou seja, com base na Teoria Sociocognitiva da Terminologia (TST) que propõe uma abordagem terminológica a partir da “unidade de conhecimento”. Para Krieger e Finatto (2018), os termos traduzidos em Libras serão tratados segundo a sua estrutura, que podem ser: simples, composta e/ou ainda fraseologia especializada. Toda essa discussão terá como foco a linguagem de especialidade da matemática e seu equivalente na Libras. Assim sendo, entende-se que o objeto de estudo é constituído pelos termos em Libras relacionados ao campo conceptual da Matemática do conteúdo sinalizado e escrito em Língua Portuguesa do caderno de provas do Enem nas modalidades escritas e sinalizada. A pesquisa desenhada para esse trabalho é derivada de uma pesquisa maior de doutoramento em Letras e desenvolve-se sob uma abordagem da Terminologia em confluência com a linguística cognitiva, desta forma, um termo está posto termo dentro de uma área especializada, mas pode, ao mesmo tempo, pertencer à língua geral, com significados polissêmicos (LAKOFF, 1980), (LAKOFF; NUÑES, 2000). Esta pesquisa tem estudo baseado e direcionado em corpus para comprovar, ou não, a hipótese conforme dados apresentados pelo corpus, sem pressuposições teóricas. Permitindo assim, certa plasticidade na análise dos dados, pois pode ser alterada à medida que o corpus é compilado. Assim, os resultados ainda em andamento fazem parte da descrição e análise dos termos matemáticos para tradução em Libras envolvendo não apenas entender os conceptos matemáticos em si, mas também ter conhecimento da estrutura icônica das línguas de sinais, a fim de criar uma tradução precisa e naturalmente compreensível para os usuários da língua de sinais, que contemplem o aspecto bilingue e a forma de visuoespacial de aquisição do conhecimento característico das pessoas surdas.


Palavras-chave

Terminologia Sociocognitiva, Matemática, Tradução, Libras


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i2.14653

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