A REPRESENTAÇÃO DO SURDO NO MANGÁ KOE NO KATACHI
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar as representações do surdo e da língua de sinais na obra Koe no Katachi, de Yoshitoki Oima. Através da leitura do mangá buscamos evidenciar como o surdo é visto na sociedade japonesa e como se dá a inserção da Língua de Sinais Japonesa (LSJ) nos quadrinhos. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas em obras de ambos campos tratados: da pessoa surda, sua cultura, representações e educação; e da linguagem dos quadrinhos. Com a pesquisa foi possível perceber que ainda que um personagem surdo tenha sido retratado na obra, mesmo como protagonista, isso não lhe deu lugar, não lhe pôs à frente para narrar-se; também, que no que tange a linguagem dos quadrinhos, não há empecilho para a elaboração de tal linguagem que não possa abarcar também as línguas de sinais.
Palavras-chave
Surdos; Koe no katachi; Representatividade; Histórias em quadrinhos; Mangás
Texto completo:
PDFReferências
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. Tradução: Luís Carlos Borges. 4 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
LAGES, Mary. Surdismo versus Ouvintismo: práticas colonizadoras veladas pelo discurso. In: SOUZA, Maria; BORGES, Thiago. Literatura e Cultura: ensaios críticos. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019. p. 15-24. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=wZfBDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA15&dq=Surdismo+versus+Ouvintismo:+pr%C3%A1ticas+colonizadoras+veladas+pelo+discurso&ots=7mYBUlMzf0&sig=ZIONQJ3y6QJ3ka3axdkj9aF3ZN8#v=onepage&q=Surdismo%20versus%20Ouvintismo%3A%20pr%C3%A1ticas%20colonizadoras%20veladas%20pelo%20discurso&f=false. Acesso em: 7 jul. 2022.
NUNES, Valéria. Corporificação e Iconicidade Cognitiva: um estudo sobre verbos em línguas de sinais. Tese (Doutorado em linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 153, 2018. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/6195. Acesso em: 8 jul. 2022.
RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro (org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2020.
SKLIAR, Carlos. A escola para surdos e suas metas: repensando o currículo numa perspectiva bilíngue e multicultural. Cadernos da educação, Pelotas, n. 12, p. 21-34, jan./jul. 1999. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/6589/4560. Acesso em: 8 jul. 2022.
TEIXEIRA, Keila. Ressonâncias da inclusão: a surdez como diferença – possibilidade(s) de mudança no contexto inclusivo. Revista Espaço, Rio de Janeiro, n. 46, p. 145-158, jul./dez. 2016. Disponível em: https://seer.ines.gov.br/index.php/revista-espaco/article/download/1263/1248. Acesso em: 10 jul. 2022.
Trajetória das pessoas surdas: pessoas que ajudaram a escrever essa história. Instituto Federal da Paraíba, 2021. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/assuntos/fique-por-dentro/trajetoria-das-pessoas-surdas-pessoas-que-ajudaram-a-escrever-essa-historia. Acesso em: 07 jul. 2022.
VERGUEIRO, Waldomiro; CHINEN, Nobuyoshi. O negro nas histórias em quadrinhos: discutindo preconceito e resistências em sala de aula. In: NETO, Elydio; SILVA, Marta (org.). Histórias em quadrinhos e práticas educativas, volume II: os gibis estão na escola, e agora?. 1 ed. São Paulo: Criativo, 2015. p. 73-87.
YOSHITOKI, Oima. A silent voice. [s.l.]: Kodansha comics, 2015. v. 1.
YOSHITOKI, Oima. A silent voice. [s.l.]: Kodansha comics, 2015. v. 2.
YOSHITOKI, Oima. A silent voice. [s.l.]: Kodansha comics, 2015. v. 3.
YOSHITOKI, Oima. A silent voice. [s.l.]: Kodansha comics, 2015. v. 4.
YOSHITOKI, Oima. A silent voice. [s.l.]: Kodansha comics, 2016. v. 5.
YOSHITOKI, Oima. A silent voice. [s.l.]: Kodansha comics, 2016. v. 6.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i2.14672
Apontamentos
- Não há apontamentos.