Nova Revista Amazônica

ARTEFATOS ARQUEOLÓGICOS ENCONTRADOS NA EXTRAÇÃO DE ARGILA NA VILA CUERA: MOEDAS E FERRAMENTAS DE PEDRA POLIDA

Samuel Antonio Silva do Rosario, Carlos Aldemir Farias da Silva

Resumo

A região amazônica brasileira é conhecida internacionalmente por sua biodiversidade e pelo seu importante papel na regulação do clima global. No entanto, ela também é lar de diversas comunidades que possuem uma rica história cultural e tecnológica (LOUREIRO, 2015). Entre elas está Vila Cuera, localizada no espaço rural do município de Bragança, estado do Pará, Brasil. Conforme os dados históricos, foi nesse espaço que, aproximadamente 400 anos atrás, iniciou o que hoje conhecemos como município de Bragança. Por esse motivo, a comunidade é conhecida também como “Vila Que Era” Bragança (LOUREIRO, 1987). Dentre os diversos ofícios realizados pelos moradores locais, se destaca a produção da cerâmica caeteuara, que recebe esse nome como forma simbólica de demonstrar a relação direta que os ceramistas dessa região têm com o rio Caeté...


Texto completo:

PDF

Referências


LOUREIRO, João de Jesus Paes et al. Inventário Cultural e Turístico da Bragantina. 2. ed. Belém: Instituto de Desenvolvimento Econômico Social do Pará, 1987.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. 5. ed. Manaus: Editora Valer, 2015.

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do. A etnomatemática e a etnofísica da cerâmica produzida na Vila “Cuéra” em Bragança (PA). 83f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Bragança, 2018.

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. A física da argila: diferentes formas de sentir e interpretar fenômenos físicos. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e294985306, 2020.

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. O uso do caraipé na cerâmica Caeteuara: interseções entre os saberes da tradição e a termodinâmica. REMATEC, v. 18, n. 45, p. e2023005, 2023.

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do. A Física da argila: um estudo sobre a termodinâmica na produção de cerâmicas tradicionais. 208f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2023.

SCHAAN, Denise Pahl. Cultura Marajoara. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i2.14711

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores e bases/Indexes and Bases
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave