Nova Revista Amazônica

OS SABERES TRADICIONAIS DA CARPINTARIA NAVAL, UM ENSAIO ETNOGRÁFICO EM UM ESTALEIRO DE VIGIA DE NAZARÉ-PA.

Wagner César Pinheiro Costa, Rogério Andrade Maciel

Resumo

Este ensaio é parte do estudo acerca da importância dos saberes e conhecimentos tradicionais de carpinteiros artesanais presentes nos estaleiros da cidade de Vigia de Nazaré/PA. Intentou-se apresentar por meio de interlocuções e registros fotográficos o dia-a-dia de carpinteiros artesanais na produção de embarcações. O presente ensaio também foi requisito de avaliação da disciplina Teoria do Conhecimento pertencente ao Curso de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia. O caminho metodológico utilizado neste ensaio se deu por meio de visita ao estaleiro “Papa Xibé” localizado no bairro do Escorrega em Vigia /PA, nele acompanhamos o dia-a-dia dos profissionais da construção naval artesanal.


Palavras-chave

Saberes tradicionais; Carpinteiros artesanais; Estaleiros


Texto completo:

PDF

Referências


DE ARAUJO, Alzira Almeida; DA SILVA, Maria das Graças; DINIZ, Francisco Perpetuo Santos. Paisagens e natureza na comunidade de vigia: olhares sob novos sentidos e analises. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 7593-7604, 2021.

DIEGUES, Antonio Carlos. A sócio-antropologia das comunidades de pescadores marítimos no Brasil. Etnográfica, v. 3, n. 2, p. 361-375.Lisboa, 1999.

GUALBERTO, Antônio Jorge Pantoja. História e Memória da Carpintaria Naval Ribeirinha da Amazônia: Embarcações, Educação e Saberes Culturais como Patrimônio Cultural. 2009. Acesso em: 27 jul. 2022.

LACAPRA, Dominick. History and memory after Auschwitz. U.S.A.: Cornell

University Press, 1998.

LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007. 239 p.

https://bibliodarq.files.wordpress.com/2015/09/polanyi-m-personal-knowledge-towards-a-post-critical-philosophy.pdf. Acesso em: 11 jun 2023.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i2.14914

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores e bases/Indexes and Bases
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave