Nova Revista Amazônica

FERRAMENTA HANDTALK COMO APOIO AVALIATIVO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS

LETICIA SILVA DOS SANTOS MELO, LANA PAULA CRIVELARO MONTEIRO DE ALMEIDA

Resumo

O artigo em estudo buscará tratar sobre as ferramentas para a verificação da qualidade do ensino, mas trazendo um foco especial na área da Surdez, para que assim possamos conhecer e analisar recursos que avaliem o ensino e a aprendizagem de estudantes surdos. Dessa maneira, metodologicamente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com base em Mello, Neto & Petrillo (2020), Libâneo (1994), Santana (2007) e Quadros (2008) sobre ferramentas existentes no mercado para a averiguação da qualidade de ensino, a importância em conhecê-las e saber utiliza-las com o público da forma correta refletindo sobre suas vantagens e desvantagens. O objetivo desse artigo visa apresentar algumas ferramentas avaliativas que podemos usar na Educação de surdos, como também, analisar sua importância e suas características e apresentar situações onde as mesmas podem ser utilizadas na prática, com foco na chama “HandTalk”. Com isso, conclui-se que é importante utilizarmos ferramentas, sejam elas quais forem, no mese2dcio educacional, pois proporcionam aprendizados aos alunos de forma significativa. Entretanto, para isso é necessário que os educadores saibam utiliza-las com o foco em verificar a qualidade no ensino e entender o quanto pode motivar os alunos em sala. Assim, foi possível apresentar o aplicativo “HandTalk” como exemplo de ferramenta educacional que serve de apoio para o ensino e aprendizagem de surdos conhecendo algumas atividades existentes, analisando sua importância e suas vantagens, tanto para o professor quanto para seus alunos, valorizando assim a inclusão social e escolar por ser um aplicativo de uso gratuito e de simples manuseio.


Palavras-chave

HandTalk; Ferramentas; Avaliação; Educação de Surdos.


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i2.14930

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