Nova Revista Amazônica

ESCOLA FLORESTA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DAS TESES E DISSERTAÇÕES COM ENFOQUE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS TERRITORIALIDADES AMAZÔNICAS

Tayane Gleice Pinheiro Lima, Joana d’Arc de Vasconcelos Neves, Valdeci Batista de Melo Oliveira

Resumo

O presente trabalho tem como foco a Escola Floresta e seu diálogo com as territorialidades amazônicas. Objetiva-se apresentar o mapeamento de teses e dissertação sobre a Escola Floresta nas territorialidades amazônicas entre os anos 2010 a 2021. Para tanto, foram analisadas as produções do conhecimento sobre Escola Floresta nas interfaces amazônicas presentes em teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações (BDBT), com finalidade de a) analisar os sentidos construídos sobre escola floresta apresentadas nas produções; b) diagnosticar as territorialidades amazônicas utilizadas como lócus das pesquisas; c) identificar as categorias acionadas para dialogar com a Escola Floresta; d) analisar os diálogos construídos entre essas categorias e os sentidos construídos sobre a Escola Floresta. Metodologicamente é uma pesquisa de cunho bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, na qual foram catalogadas teses e dissertações registradas no banco de dados da BDBT nos últimos 11 anos (2010 a 2021) o que configurou o lócus da pesquisa. Os resultados são analisados e sistematizados a partir de duas categorias temáticas: sentidos construídos sobre Escola Floresta e diálogos construídos com e sobre a Escola Floresta.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i1.14996

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