CONTRA A ATITUDE “AUTORIZADA” DE REPETIÇÃO FORMAL DE SABERES: UM OLHAR À ESCOLA MOÇAMBICANA A PARTIR DE UM ENSINO FILOSÓFICO DE FILOSOFIA
Resumo
Este artigo discute a problemática, se o ensino formal moçambicano “formaliza” um ensino para a repetição do saber ou se responde a condições de um ensino formal para o questionamento. O nosso debate parte do diálogo de duas obras do filósofo argentino Alejandro Cerletti: O ensino de filosofia como problema filosófico e Ensaios para uma didáctica filosófica. Indagamos aquilo que se chama “professor de conteúdos” e damos atenção a proposta de um ensino para a “repetição criativa dos conteúdos”. Para construir uma proposta de um ensino para a repetição criativa de conteúdos, nos opomos ao conceito dos filósofos moçambicanos Ngoenha e Castiano de engajamento, e nos apropriamos do conceito de Camus de embarcamento. É a partir do embarcamento que se pensa o compromisso docente com ensino do seu saber e com o saber de seus alunos. A nossa tese é a de que o nosso ensino em sala de aula deve ser feito como um compromisso para uma repetição criativa de conteúdos, como uma crítica à tradição dos saberes dos livros e dos sábios, e, desse modo, o ensino será, apesar dos desafios pedagógicos moçambicanos, uma questão de método; será compreendido como uma problemática que deve ser tratada a partir do diálogo crítico e criativo do professor, do saber, do aluno.
Palavras-chave: Engajamento. Embarcamento. Ensino de filosofia. Repetição criativa.
Palavras-chave
Engajamento. Embarcamento. Ensino de filosofia. Repetição criativa.
Referências
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Apresentação Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2012.
BADIOU, Alan. A Filosofia como Repetição Criativa. São Paulo, 2007.
BLAUNDE, José. A filosofia do conhecimento científico de Gaston Bachelard: Uma urgência para a epistemologia africana. Maputo: Imprensa universitária, 2018.
BORNHEIM, Gerd. Introdução ao filosofar. São Paulo: Globo, 2003.
CAMUS, Albert. Discursos da Suécia. Lisboa, 2000.
CERLETTI, Alejandro. Ensaio para uma didáctica filosófica. Rio de Janeiro, 2020.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte, 2009.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Apresentação Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2008.
FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.
GALLO, Sílvio Donizetti de Oliveira. Metodologia do ensino de filosofia: uma didáctica para o ensino médio. Campinas, 2012.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rio de Janeiro, 2002.
LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Apresentacao Ann Mary Fighera Perpétuo. Petrópolis: Vozes, 2001.
Mazula, Brazão. A Universidade na Luta de três olhos: Ética, Investigação e Paz. Maputo: Imprensa universitária, 2015.
Ngoenha, Severino Elias. A (Im) Possibilidade do momento Moçambicano: Notas estéticas. Maputo: Alcance editores, 2016.
NGOENHA, Severino Elias; Castiano, José Paulo. Pensamento Engajado: Ensaios sobre Filosofia Africana, cultura e educação política. Maputo: Editora Educar, 2011.
OBIOLS, Guillermo. Uma Introdução sobre a essência da filosofia. Apresentação Luiz Damasco Penna. São Paulo, 2002.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Apresentação Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
REBOUL, Olivier. Filosofia da educação. São Paulo: Ed. Nacional, 2004.
THOREAU, Henry. Walden Ou a vida nos bosques. Lisboa: Antígona, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v12i2.16130
Apontamentos
- Não há apontamentos.











