EDUCAÇÃO PARA DEPENDÊNCIA? As políticas educacionais do Banco Mundial na educação moçambicana hoje: um olhar a partir de José Carlos Libâneo
Resumo
Este artigo é resultante da preocupação e reflexão profunda da baixa qualidade de educação e da tentativa de encontrar os definidores das políticas educacionais nos países pobres, caso de Moçambique. A construção desta reflexão foi baseada grandemente no estudo das diversas obras e relatórios sobre a qualidade de educação e da formação de professores em Moçambique. No entanto, ela constata que a baixa qualidade de educação é originada pela maior influência das políticas educacionais das organizações internacionais, caso de Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional que ludibriam os governos dos países pobres com discursos de expansão da educação e redução da pobreza através de empréstimos monetários, mas impondo certas condições nos modelos de formação e capacitação de professores e a política de progressão por ciclo de aprendizagem dos alunos no ensino primário. Os governos amarrados pelos empréstimos monetários aceitam as imposições dos parceiros doadores, mesmo que suas políticas empobreçam a qualidade de educação. São políticas que tornam os países pobres reféns dos parceiros doadores, empobrecendo cada vez mais as populações porque os jovens que concluem os diferentes níveis de escolaridade não estão em altura de intervir ou resolver os problemas das suas comunidades e a maioria mostra-se sem competências para ingressar no ensino técnico-profissional e no ensino superior. Com isso, é preciso que os governos sejam autónomos e ousados na definição das políticas educacionais que reflictam na resolução dos problemas do povo.
Palavras-chave
Dependência. Banco Mundial. Governos frágeis.
Referências
BASÍLIO, Guilherme. As políticas educacionais e o ensino em questão. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.15, n.2, p. 274 – 292 abr./jun.2017. DOI http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p274-292.
COMENIUS, John Amos. Didáctica magna: Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1966.
DELORS, Jacques et al. Educação um Tesouro a Descobrir- Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Cortez Editora. Tradução: José Carlos Eufrázio, 1996.
DONACIANO, Bendita. A formação de professores primários em moçambique: Desenvolvimento da Competência Docente dos Formandos durante o Estágio, no Modelo 10ª+1+1. Estudo de caso na Província de Tete. 2006. Dissertação do Mestrado em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em Convénio com a Universidade Pedagógica de Maputo, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
LEHER, Roberto. Um novo senhor da educação? A política do Banco Mundial para a periferia do capitalismo. Outubro, São Paulo, n. 3, 1999. p. 19-30.
LIBÂNEO, José Carlos e FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira (Orgs.). Políticas Educacionais Neoliberais e Escola Pública: uma qualidade restrita de educação escolar. 1ª Ed. Editora Espaço Acadêmico. Goiânia-Goiás, 2018.
LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira de, TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Internacionalização das políticas educacionais: elementos para uma análise pedagógica de orientações curriculares para o ensino fundamental e de propostas para a escola pública. In: Silva, M.A. e Cunha, C. (Orgs.) educação básica: políticas, avanços, pendências. Campinas: Autores Associados, 2014.
MEC/INDE. Plano Curricular de Formação de Professores para o Ensino Primário. Maputo, 2006.
MINEDH. A Revisão de Políticas Educacionais de Moçambique. Maputo, 2019.
MINEDH. Plano Estratégico da Educação 2020-2029. Maputo, 2020.
MINEDH. Relatório do Estudo Holístico da Situação do Professor em Moçambique. Maputo – Moçambique, 2017.
MOSSE, Marcelo & CORTEZ, Edson. A Pequena Corrupção no Sector da Educação em Moçambique. Edição: Centro de Integridade Pública de Moçambique. Maputo, 2006.
TIMBANE, Alexandre António. A formação dos professores de ensino primário e as políticas linguísticas educacionais em Moçambique. Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014.
World Bank. Priorities and strategies for education. Development in practice. First printing. United States of America, 1995.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v12i2.16172
Apontamentos
- Não há apontamentos.