Nova Revista Amazônica

POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA BRASILEIRA: UM OLHAR A PARTIR DO AFROPERSPECTIVISMO DE ASANTE E INTERSUBJETIVAÇÃO DE CASTIANO

Paulo Jorge de Oliveira Viana, Tiago Tendai Chingore

Resumo

O presente artigo aborda a importância de uma educação antirracista brasileira na
contemporaneidade, trazendo como base argumentativa elementos históricos, ontológicos e
raciais frente aos desafios do Afroperspectivismo, tendência filosófica defendida pelo
brasileiro Renato Noguera, e da Intersubjetivação do moçambicano José P. Castiano.
Indicam-se esses referenciais da Filosofia Africana como práxis pedagógicas necessárias ao
enfrentamento do racismo no ambiente escolar. A pesquisa se apresenta com a característica
de uma investigação qualitativa teórica, defendendo a descolonização curricular e
metodológica como forma de descentralização filosófica e epistêmica. A criação e aplicação
de práxis pedagógicas que visem a interculturalidade nos referenciais da Filosofia Africana
são ferramentas imprescindíveis capazes de promover uma educação antirracista.


Palavras-chave

Filosofia Africana; Educação; Racismo; Afroperspectivismo. Intersubjetivação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v12i2.17119

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