POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA BRASILEIRA: UM OLHAR A PARTIR DO AFROPERSPECTIVISMO DE ASANTE E INTERSUBJETIVAÇÃO DE CASTIANO
Resumo
O presente artigo aborda a importância de uma educação antirracista brasileira na
contemporaneidade, trazendo como base argumentativa elementos históricos, ontológicos e
raciais frente aos desafios do Afroperspectivismo, tendência filosófica defendida pelo
brasileiro Renato Noguera, e da Intersubjetivação do moçambicano José P. Castiano.
Indicam-se esses referenciais da Filosofia Africana como práxis pedagógicas necessárias ao
enfrentamento do racismo no ambiente escolar. A pesquisa se apresenta com a característica
de uma investigação qualitativa teórica, defendendo a descolonização curricular e
metodológica como forma de descentralização filosófica e epistêmica. A criação e aplicação
de práxis pedagógicas que visem a interculturalidade nos referenciais da Filosofia Africana
são ferramentas imprescindíveis capazes de promover uma educação antirracista.
Palavras-chave
Filosofia Africana; Educação; Racismo; Afroperspectivismo. Intersubjetivação.
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