Nova Revista Amazônica

EDUCAÇÃO, MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E RESISTÊNCIA: DESAFIOS À INSERÇÃO DOS SABERES E PRÁTICAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Stéfany Daiane Menezes Batista, Hudson Nascimento de Sousa Filho, Rafaela Cristina Araújo-Gomes

Resumo

O objetivo do presente trabalho de pesquisa é investigar os desafios à inserção dos saberes e práticas Afro-brasileiras e Indígenas nas escolas e quais as dificuldades pertinentes para a efetivação de tais ações. Como metodologia destaca-se um estudo qualitativo, com pesquisa bibliográfica realizada em sites/revistas de periódicos, uma vez que para obtenção de informações fez-se necessário a aquisição de diversas leituras, incluindo os referenciais teóricos do saber científico estudado. Desse modo, tornou-se explicito o fato de que – por mais que existem diversos estudos a respeito de resistência, cultura e movimentos socioculturais – a promoção da inserção dos saberes ancestrais nas atividades da educação básica ainda é limitada. Destarte, certos diálogos com tais saberes são negados, permanecem velados, mesmo, contraditoriamente, sendo a escola o ambiente crucial para a formação de pessoas que instiguem o respeito a diversidade cultural.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v12i3.17618

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