Nova Revista Amazônica

NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE O SABER HISTÓRICO ESCOLAR NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HIST

Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho

Resumo

O artigo aborda a formação docente, tendo em vista o espaço destinado ao saber escolar nos cursos de formação de professores de História. Para tanto, analisa os saberes que concorrem para a docência, cujo objetivo é demarcar as três competências que o professor deve compreender: o saber de referência, o saber sobre os processos de ensino-aprendizagem e o saber sobre os sujeitos com os quais interage. Nesse sentido, os autores consideram a legislação que reformula a perspectiva nos currículos da Educação Básica e os processos de formação de professores de História, de modo a perceber o lugar ocupado pelas discussões acerca das questões que interessam à Escola, seus agentes e o saber ali operado. Concluem que o saber docente não apenas cumpre função periférica nos processos de formação, como assumem um sentido meramente instrumental, o que denota uma fragilidade na formação docente em história na dimensão pedagógica.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i1.6976

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia

UFPA - Campus Bragança

ISSN: 2318-1346

http://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pmetabusca&mn=88&smn=88&type=p&sfx=aHR0cDovL2J1c2NhZG9yLnBlcmlvZGljb3MuY2FwZXMuZ292LmJyL1Y%2FZnVuYz1maW5kLWVqLTEmaW5zdGl0dXRlPUNBUEVTJnBvcnRhbD1OT1ZPJm5ld19sbmc9UE9S&sfxparam=nova+revista+amazonica 

https://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/Inicial.asp http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=1&folio=23023 http://road.issn.org/issn/2318-1346-nova-revista-amazonica-#.VAcguGNtzmd http://www.citefactor.org/journal/index/11370/nova-revista-amaznica#.VCoLqRa272k