Nova Revista Amazônica

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA DO CAMPO RIBEIRINHA

Maria Auxiliadora dos Santos Coelho, Josenildo Santos de Souza

Resumo

Este artigo, é parte de uma produção acadêmica científica de Conclusão de Curso, versa sobre a diversidade cultural na Escola do Campo Ribeirinha, traz como questão central o trabalho educativo do professor e sua prática pedagógica que possibilite o reconhecimento da diversidade cultural do espaço da sala de aula e potencializa a inter-relação entre os sujeitos do processo educativo. Fazemos um recorte dos resultados que objetivou analisar a metodologia do (a) professor(a) para trabalhar com a diversidade cultural na escola do campo ribeirinha. A pesquisa foi realizada no município de Benjamin Constant, Estado do Amazonas, com base na abordagem qualitativa utilizando-se de observações participantes em sala de aula e na escola, entrevistas semiestruturadas e análises de documentos, que permitiram discutir e refletir sobre o contexto educacional, as singulares e especificidades dos sujeitos no contexto escolar. A investigação apontou que apesar da existência de uma grande diversidade cultural no cotidiano da sala de aula e os parâmetros legais e didáticos que orientam o trabalho pedagógico, esta diversidade não é contemplada nas práticas docentes de sala de aula e tampouco no ambiente educacional. Diante do exposto, se impõem um grande desafio para modificar a forma como a prática efetiva, proporcionando vivências interculturais, sobretudo, nas metodologias que possam considerar os aspectos socioculturais oriundos dos educados, seus familiares e comunidade do entorno da escola. Por fim, é necessário uma maior aproximação dos conhecimentos teóricos com os conhecimentos e vivências culturais dos educandos, com vista a uma interação dialógica entre os sujeitos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i2.7510

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia

UFPA - Campus Bragança

ISSN: 2318-1346

http://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pmetabusca&mn=88&smn=88&type=p&sfx=aHR0cDovL2J1c2NhZG9yLnBlcmlvZGljb3MuY2FwZXMuZ292LmJyL1Y%2FZnVuYz1maW5kLWVqLTEmaW5zdGl0dXRlPUNBUEVTJnBvcnRhbD1OT1ZPJm5ld19sbmc9UE9S&sfxparam=nova+revista+amazonica 

https://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/Inicial.asp http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=1&folio=23023 http://road.issn.org/issn/2318-1346-nova-revista-amazonica-#.VAcguGNtzmd http://www.citefactor.org/journal/index/11370/nova-revista-amaznica#.VCoLqRa272k