Nova Revista Amazônica

O CURRÍCULO PÓS-CRÍTICO: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM VITÓRIA/ES

Rosângela Maria de Nazaré Barbosa Silva, Raquel Amorim dos Santos

Resumo

Este estudo objetiva analisar a compreensão do currículo numa perspectiva pós-crítica por estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Vitória-ES, dando ênfase no desafio da escola, em seu processo de constituição em relação a construção social e valorização da cultura, capaz de nortear práticas pedagógicas para o reconhecimento das diferenças presentes no contexto escolar. Pretendeu-se por meio de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, discutir temáticas de conteúdo do currículo pós-crítico, tendo como instrumento de coleta de dados grupos-focais e análise de documentos oficiais escolares. Concluímos que a reprodução das diferenças acontece de forma implícita distanciando o que é proposto nos documentos escolares e o que é desempenhado dentro das salas de aula pelos docentes.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i2.9382

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores e bases/Indexes and Bases
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave