Cabeçalho da página

O sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas (SIGAA) de programas de pós-graduação da UFPA: um estudo de caso do PPGEDAM/NUMA (Edição 479)

José Nilberlanio Vieira, Hisakhana Pahoona Corbin

Resumo

Este artigo procura analisar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), enquanto uma Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e sua relação com a gestão pública no âmbito organizacional de programas de pós-graduação da Universidade do Pará (UFPA). Para tanto, realizou-se um estudo de caso, com utilização de métodos mistos (qualitativo e quantitativo) no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), da Universidade Federal do Pará, objetivando investigar a utilidade do SIGAA para o gerenciamento acadêmico e administrativo nesse curso na opinião de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. Os resultados do estudo apontaram que o SIGAA é um sistema que tem se mostrado útil para o gerenciamento acadêmico-administrativo dos cursos, sendo capaz de fornecer dados e informações que contribuem para o processo de tomada de decisão. No entanto, na visão de alguns discentes, o SIGAA tem sido subutilizado, haja vista a resistência de alguns docentes em explorar todas as potencialidades presentes no sistema. Desta forma, sugere-se que haja treinamento constante para todas as categorias de professionais avaliadas e a promulgação de uma política institucional para fortalecer o uso dessa ferramenta tecnológica conforme o mandato PPGEDAM/NUMA, UFPA.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Gestão Universitária. Universidade Federal do Pará (UFPA). Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Núcleo de Meio Ambiente (NUMA).

 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v1i2.10380

Apontamentos

  • Não há apontamentos.