Cabeçalho da página

Lazer, turismo e meio ambiente: formação e atuação profissional por meio de práticas pedagógicas lúdicas no Bosque Rodrigues Alves jardim zoobotânico da Amazônia em Belém – Pará – Brasil (Edição 487)

Mirleide Chaar Bahia, Lucília da Silva Matos

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar reflexões acerca da formação e atuação profissional na área do lazer, por meio de práticas pedagógicas na natureza, tomando como base uma vivência lúdica realizada no Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia (BRAJZA), em Belém – Pará – Brasil, a qual se mostrou significativa para aprendizagens sobre lendas amazônicas e patrimônio ambiental. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, se utilizando de levantamento bibliográfico sobre a formação e a atuação profissional na área do lazer. Os resultados demonstraram a importância de debates sobre as temáticas lazer, meio ambiente, cultura e patrimônio ambiental, conjugados com vivências práticas lúdicas, nos processos de formação de Animadores Socioculturais, os quais poderão ser determinantes na caracterização da ação profissional daqueles que poderão vir a atuar, na área do Lazer e do Turismo, em áreas naturais e espaços públicos.

Palavras-chave: Lazer. Turismo. Meio ambiente. Formação e atuação profissional. Lendas amazônicas. Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v1i3.10393

Apontamentos

  • Não há apontamentos.