Potencialidades para a democratização de bens culturais pelas ocupações artístico-culturais no Centro Histórico São Luís, Maranhão: interlocuções entre políticas públicas de cultura e patrimônio cultural (Edição 496)
Resumo
Análise das potencialidades para a democratização de bens culturais pelas ocupações artístico-culturais atuantes no Centro Histórico de São Luís. Objetiva caracterizar as atividades desenvolvidas nos coletivos artístico-culturais e identificar as potencialidades de democratização dos bens culturais, bem como a formulação de políticas voltadas para suas ações. Trata-se de um estudo de finalidade aplicada, de natureza exploratória e descritiva, referente à um recorte da pesquisa desenvolvida no Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (PGCult/UFMA). Resulta na discussão da concepção de ocupação artístico-cultural e traz dados sobre a atuação de quatro ocupações atuantes no Centro Histórico de São Luís, Maranhão, descrevendo suas principais ações e contribuições tanto para as políticas públicas de cultura quanto para a preservação e revitalização do patrimônio cultural. Conclui a necessidade de novos estudos sobre o tema, haja vista a necessária discussão acerca do direito à cidade, demonstrando como as ressignificações do espaço público se configuram em ferramentas potentes para a democratização dos bens culturais.
Palavras-chave: Ocupação Artístico-cultural. Patrimônio Cultural. São Luís do Maranhão. Políticas Culturais. Ocupação de Espaços Públicos.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v1i3.10422
Apontamentos
- Não há apontamentos.