Cabeçalho da página

Crescimento da renda e da indústria de alimentos em áreas periféricas: uma análise da fabricação de biscoitos e de bolachas da Região Metropolitana de Belém, Pará (Paper 325)

Maurílio de Abreu Monteiro, Adejard Gaia Cruz

Resumo

Este artigo analisa o nível de competitividade da indústria de fabricação de biscoitos e bolachas do Pará, em um contexto de crescimento da renda e de expansão da indústria de alimentos. O trabalho faz uso de índices, indicadores de competitividade e análises comparativas, produzidos com base em dados de pesquisa de campo e de outras fontes. Os resultados revelam que a indústria de fabricação de biscoitos e bolachas do Pará enfrenta dificuldades para manter-se em operação com um nível de competitividade relativa próximo do patamar da principal indústria de alimentos do país. Mais preocupante é que essa ausência de vantagem competitiva da indústria paraense de fabricação de biscoitos e bolachas, refletida nos indicadores de capacitação, eficiência e desempenho, ocorre em um cenário de crescimento da renda e de maior dinamismo da indústria de alimentos, que poderia proporcionar à indústria local uma oportunidade única de fortalecimento e expansão.

Palavras-chave: Indústria de alimentos. Crescimento da renda. Fabricação de biscoitos e bolachas. Competitividade. Indústria regional.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v22i1.11276

Apontamentos

  • Não há apontamentos.