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Biosphere Reserves and UNESCO Chairs: Partnerships for Sustainable development (Paper 315)

Luis E. Aragón, Miguel Clüsener-Godt

Resumo

Este estudo de caso apresenta o Modelo Cátedras Unesco-Reservas da Biosfera como uma importante ferramenta para alcançar o desenvolvimento sustentável. Reservas da Biosfera são locais estabelecidos pelos países e reconhecidas pela UNESCO, onde novas e ótimas práticas para gerir a natureza e as atividades humanas são testadas e demonstradas. Cátedras UNESCO são definidas como grupos de reflexão e construtores de pontes, visando a articulação com sucesso das diferentes disciplinas científicas para promover a base de conhecimento para a formulação de políticas no campo do desenvolvimento sustentável. Algumas Cátedras UNESCO são projetadas para dar suporte científico para a implementação de ações de Reservas da Biosfera . O Modelo funciona basicamente de três maneiras : 1) a Cátedra UNESCO adota uma Reserva da Biosfera específica como um laboratório para pesquisa, aplicação e assistência de gestão; 2) a Cátedra UNESCO funciona como um instrumento para catalisar os esforços conjuntos de diferentes Reservas da Biosfera de áreas específicas; e 3) a Cátedra UNESCO funciona como um "tanque de idéias" para consolidar conceitos relacionados à Reservas da Biosfera específicas. A parceria Reservas da Biosfera e Cátedras UNESCO é uma oportuna e inovadora associação através da qual o mundo acadêmico estabelece uma ponte com ações implementadas em Reservas da Biosfera, transfeindo assim conhecimento científico para a sociedade. O caso apresentado exemplifica a aplicação do Modelo por meio do Projeto "Desenvolvimento Sustentável do Meio Rural e Conservação da Biodiversidade nas Reservas da Biosfera da Amazônia" da Cátedra UNESCO de Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Pará, Brasil.

Palavras-Chave: Cooperação Sul-Sul. Cátedras UNESCO. Desenvolvimento Sustentável. Amazônia. Reservas da Biosfera.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v22i1.11302

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