Cabeçalho da página

Criminalidade na Amazônia brasileira: motivação do crime na perspectiva do criminoso apenado em uma cidade média do oeste do estado do Pará, Brasil (Paper 313)

Durbens M. Nascimento, Jarsen Luis Guimarães Castro, Aurilene dos Santos Ferreira, Edilan Sant’ana Quaresma, Sinara Gerla Queiroz de Almeida Guimarães

Resumo

O aumento da criminalidade no Brasil tem despertado o interesse de estudiosos na busca de soluções para esse problema. A Região Norte do Brasil é a que apresenta, em termos relativos, o maior crescimento da marginalidade. Em Santarém, cidade localizada no Oeste do Pará, a criminalidade, no período 2000-2010, cresceu em 114,64%. Diante disso, este trabalho utiliza a abordagem da escolha racional e faz uso de modelos econométricos Probit para estudar a relação entre categorias de crimes e variáveis socioeconômicas, na Região, com foco no município de Santarém. Utiliza também a metodologia desenvolvida por Heckman relativo à correção do viés de seleção. Como resultado, observa-se que a motivação básica para o preso cometer crimes é diferente entre as quatro categorias pesquisadas: Nos crimes contra a vida observou-se a interação social como a principal motivação; nos crimes contra os costumes a interação social e a herança familiar; nos crimes contra o patrimônio a condição econômica do indivíduo; e a motivação do preso por tráfico de entorpecentes encontrou apoio nas questões econômicas, na interação social e na herança familiar do indivíduo.

Palavras-Chave: Categorias. Motivações. Crime. Amazônia.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v22i1.11304

Apontamentos

  • Não há apontamentos.