A Construção Social do Lazer e sua Trajetória Científica (Paper 309)
Resumo
Com as mudanças ocorridas na sociedade, o lazer nasce da dicotomia lazer x trabalho, gerando interesses e necessidades da classe trabalhadora em reivindicá-lo e das ciências sociais em estudá-lo. O objetivo principal desse artigo foi delinear a construção social do lazer e sua trajetória científica, considerando-se que o momento histórico de cada obra e suas representações sobre a realidade social da época trouxeram contribuições valiosas para a trajetória desse campo de estudos e para as reflexões sobre o atual modo de vida humano e possibilidade de transformações, emancipação e liberdade por meio do lazer. A metodologia utilizada tem cunho qualitativo e se alicerça em levantamento bibliográfico de teorias que tratam do lazer. Como resultado, percebe-se que as formas de vivências do lazer são diversificadas e se apresentam diferentemente, de acordo com os grupos que militam essas práticas, mais ou menos dependentes de padrões estruturadores. Além disso, a trajetória dos estudos do lazer no Brasil e no mundo não só revelam a centralidade que o tema vem ganhando em diversas áreas do conhecimento, mas também a criação de campos específicos interdisciplinares que tentam dar conta da diversidade de formas manifestas dessas práticas, e das políticas públicas atreladas a elas.
Palavras-Chave: Lazer. Conceitos. Aspectos sociológicos. Teorias. Interdiciplinariedade.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v22i1.11319
Apontamentos
- Não há apontamentos.