A comercialização de produtos da produção familiar rural: o caso de Cametá (Paper 162)
Resumo
comercialização de produtos da produção familiar rural como o arroz, o milho, a farinha de mandioca, a pimenta do reino, o cacau, o açaí, o palmito e a castanha do Pará. Os resultados da pesquisa de campo abordam as cadeias de comercialização, os tipos de mediação mercantil, as margens de agregação de valor e a participação dos diferentes setores do elo na formação do preço final. A partir daí, as funções dos diferentes agentes mercantis e as diferenças que existem entre os vários tipos de produtos como as commodities, as lavouras brancas e os produtos extrativistas na comercialização são explicadas. As implicações da situação mercadológica para o desenvolvimento local, como a ainda forte concentração da produção familiar em alguns produtos, a falta de mercados para outras culturas e os preços baixos dos produtos são esboçadas. Finalmente, as conseqüências para estratégias de comercialização, principalmente no nível de auto-organização coletiva dos produtores são discutidas, dando alguns casos exemplares verificados em Cametá, como, por exemplo, aumentar a concorrência entre os intermediários, agregar valor aos produtos e valorizar melhor os recursos existentes no município.
Palavras-chave: Comercialização. Agricultura familiar. Desenvolvimento local. Estrutura de mercado.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v11i1.11591
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