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A Reforma do estado nos anos 90 e suas implicações às políticas públicas educacionais na região Amazônica (Paper 154)

Paulo Sérgio de Almeida Corrêa

Resumo

Neste texto discuto o processo de reforma do Estado no Brasil dos anos 90, verificando as implicações que esse reordenamento vem provocando sobre as políticas públicas educacionais desencadeadas no Pará pelo governador Almir Gabriel. Foram duas as questões norteadoras que impulsionaram a presente pesquisa: De que maneira vem sendo conduzido o processo de reforma do Estado no Brasil dos anos 90? Como as mudanças na função do Estado estão afetando as políticas educacionais constituídas no âmbito das unidades federadas? Os resultados da investigação foram organizados em três momentos: 1) A discussão teórica acerca dos princípios norteadores da reforma do Estado brasileiro nos anos 90; 2) As repercussões e implicações do modelo da administração pública gerencial sobre a unidade federada do Pará; 3) As ressonâncias decorrentes da implementação da administração pública gerencial sobre o campo educacional.

Palavras-chave: Reforma do Estado. Administração Pública Gerencial. Política Educacional.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v9i1.11673

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