Cabeçalho da página

Da estrada de ferro Tocantins à hidrelétrica de Tucuruí: uma leitura baseada no conceito de ambiente construído (Paper 532)

Cleyton Alves Candeira Pimentel, Nirvia Ravena, José Raimundo Barreto Trindade

Resumo

Antes da hidrelétrica, hoje o território conhecido como Região de Integração do Lago de Tucuruí não era um “espaço vazio”, inabitado. Ocupado por camponeses, ribeirinhos, nômades e povos indígenas esse território vivenciou duas transformações históricas: a construção de Estrada de Ferro Tocantins (1908-1940) e a construção da Usina Hidrelétrica (1985-atual). Nisso, o objetivo deste trabalho é realizar, a partir da abordagem de David Harvey sobre o conceito de ambiente construído, uma leitura histórica sistematizada dos dois grandes acontecimentos socioeconômicos na região, baseando-se nas consequências que eles trouxeram para o desenvolvimento regional e urbano do território tucuruiense. Nessa leitura, a categoria de ambiente construído demonstra toda a trajetória. “Mosaicos”, por assim dizer, que impressos no território demandam fluxos de capital e trabalho distintamente que uma cidade capitalista tradicional demanda de Tucuruí e consegue denominar como a região historicamente foi um alvo estratégico no “escoamento” de excedente nacional por meio da construção da hidrelétrica. Diferentemente das outras regiões, a produção de ambiente construído via hidrelétricas na Amazônia apresenta acontecimentos problemáticos que significativamente não são levados em conta em demais regiões-sede de hidrelétricas.

Palavras-chave: Ambiente construído. Tucuruí. Hidrelétricas. Estrada de Ferro Tocantins.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v31i1.12670

Apontamentos

  • Não há apontamentos.