Cabeçalho da página

Os Organizadores deste dossiê temático pretendem proporcionar à comunidade acadêmica reflexões e discussões acerca da formação continuada de professores de música NeuroTípicos e NeuroAtípicos sob a perspectiva da inclusão e anticapacitismo. As questões de interesse se relacionam com pesquisas sobre o protagonismo do ensino de música em torno de práticas musicais, pesquisas em música, metodologias e processos de ensino aprendizagem na atualidade, e pesquisas na área da Dança, Teatro e Artes Visuais. Nesse sentido, faz-se necessário discutir as relações entre música e eixos transversais que discutem as múltiplas práticas sociais que envolvem a ética na pesquisa em música e áreas afins. Para isso, autores deste dossiê temático pretendem contribuir para o avanço da pesquisa em música, bem como para o campo da Arte.  

COMITÊ EDITORIAL: Professores Doutores - Lucian José de Souza Costa e Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (UEPA); Áureo Déo DeFreitas Júnior, Universidade Federal do Pará (UFPA); Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

SUGESTÕES PARA AS ABORDAGENS

Podem ser submetidos trabalhos teóricos, relatos de experiências ou resultados de pesquisas (parciais ou finais) que abordem questões como:

- Formação continuada de professores de arte/música NeuroAtípicos e NeuroTípicos diante das novas demandas inclusivas e anticapacitistas;

- Inclusão e anticapacitismo nos cursos de Ensino Superior de Arte/Música, nas escolas especializadas de Arte/Música, nas aulas de Arte/Música em escolas regulares e/ou em contextos não formais;

- Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas na ótica da Educação Musical Inclusiva;

- Performance musical e práticas pedagógicas e psicopedagógicas de/com pessoas com deficiência, altas habilidades/superdotação, transtornos globais do desenvolvimento/do Espectro Autista (público da Educação Especial no Brasil, de acordo com a legislação em vigor);

- Performance musical e práticas pedagógicas e psicopedagógicas /com pessoas com transtornos mentais e/ou de aprendizagem;

- Processos pedagógicos e psicopedagógicos inclusivos em Educação Musical.

- Abordagens dos temas mencionados anteriormente no ensino de Arte (dança, teatro, artes visuais etc.)

 

PRAZO DE SUBMISSÃO

Até 31/03/2025

MAIS INFORMAÇÕES

E-mail: revista.arteriais@gmail.com