Com o dossiê temático Arte/Educação e Movimentos Sociais, pretendemos pensar e repensar as dinâmicas de criação artística associadas à mobilização e organização social, articulando o conhecimento histórico, as formulações teórico-epistemológicas e as diversas experiências em Arte/Educação para apontar caminhos às transformações necessárias na Educação Básica, na Educação Superior, na formação continuada docente, considerando também iniciativas de formação política e estética dos movimentos sociais, educação não-formal e em modalidades de educação ligadas à questão da terra como a Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola.
Partimos do pressuposto da permanência no século XXI dos conflitos estruturais brasileiros, assim como vemos também a reconfiguração das formas de atuação da indústria cultural na consolidação da hegemonia do modo de produção capitalista. Simultaneamente, compreendemos que a trajetória dos movimentos sociais nos campos da arte e da cultura sinalizam contrapontos necessários e contra hegemônicos. Quais as possibilidades, desafios e limites para a docência e as práticas artísticas em diálogo com métodos de educação popular, a práxis descolonizadora e a organização social? As estratégias estéticas de luta e resistência contra as opressões criam quais horizontes para a formação crítica do olhar e para a valorização das diversidades? Como as múltiplas experimentações e a apropriação coletiva dos meios de produção artísticos e simbólicos atuam em tempos de emergências globais climáticas, socioeconômicas, culturais e políticas?
Portanto, convidamos pesquisadoras(es), artistas e professoras(es) da arte e da cultura, e agentes em movimentos sociais do campo e da cidade, a submeterem seus textos em nosso Dossiê Temático Arte/Educação e Movimentos Sociais. As propostas podem ser: artigo, ensaio visual, resenha, partitura, tradução, entrevista, gêneros que a Revista Arteriais trabalha.
Sugestões para as abordagens: - Articulações entre educação popular, cultura popular e as artes; - Epistemologias em Arte/Educação, refletindo as dimensões da práxis na relação com a Educação Básica, a Educação Superior e a formação continuada docente; - Estratégias para a formação estética e política de artistas militantes de movimentos sociais e pesquisadoras(es); - Discussões metodológicas sobre os fazeres coletivos nas artes; - Experiências artísticas em modalidades de educação ligadas à questão da terra como a Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola; - Interseccionalidades nas lutas e resistências contra as opressões raciais, de gêneros, de sexualidades dissidentes e de diversidade regional e territorial no Brasil; - Reflexões sobre o legado de experiências históricas de movimentos sociais nos campos da Arte e da Cultura e suas possíveis ressignificações na contemporaneidade; - Entrecruzamentos dos dilemas da formação brasileira, as formas de atuação da indústria cultural e a crítica/resistência dos movimentos sociais nas artes.
O Comitê Editorial é composto por: Dra. Márcia Mariana Bittencourt Brito, Professora da Faculdade de Artes Visuais e do Programa de Pós Graduação em Artes (PPGARTES) da Universidade Federal do Pará (UFPA); Dr. Felipe Canova Gonçalves, Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (UnB) – Planaltina; Dra. Ofélia Ortega Fraile, Professora da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Dr. Rafael Litvin Villas Bôas, Professor de Artes Cênicas, Literatura, Audiovisual e Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB); Dr. Ubiratan Francisco de Oliveira, Professor do Curso de Educação do Campo – Artes e Música, do Centro de Educação, Humanidades e Saúde da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) – Tocantinópolis; Dr. Alex Verdério, Professor do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Esta é uma organização do Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte, Educação, Cultura e Interdisciplinaridade na Amazônia – CABANA (UFPA/CNPq). |
