Cabeçalho da página

Mirante e Desapego: Obra em Deslocamento, Diferentes Lugares e um só Museu

Rosangela Marques de Britto, Marisa de Oliveira Mokarzel, Werne Souza Oliveira

Resumo

Resumo

Os inúmeros deslocamentos de uma obra do artista paraense Armando Queiroz, localizada no Jardim de Esculturas do MUFPA e seu posterior desaparecimento do ângulo de visão, nos instigou a refletir acerca dos processos de salvaguarda e comunicação museológica de uma obra de arte conceitual e seus modos de aparição e desaparição em um museu universitário voltado às artes visuais. Tecemos algumas reflexões acerca da dificuldade de realização de pesquisas e da documentação museológica de duas obras de arte conceitual do artista, intituladas de Mirante (escultura em madeira/módulos de 2006) e Desapego (performance para vídeo de 2010). O contato com uma obra conceitual específica, salvaguardada em um museu universitário como MUFPA, estabelece vínculo com a definição de museu e suas funções que decorrem de sua ação que inclui: preservação, pesquisa, comunicação, educação, exposição, mediação, gestão, arquitetura. Articular e refletir sobre o processo pelo qual passaram essas duas obras de Armando Queiroz contribui para o estudo desse fenômeno em pleno desenvolvimento no mundo dos museus, como o conhecemos com seu papel de salvaguardar memórias.

Abstract

The numerous offsets from a work by artist paraense Armando Queiroz, in the sculpture garden MUFPA and subsequent disappearance of your viewing angle, we instigated the safeguard procedures reflect and museological communication of a work of conceptual art and its modes of appearance and disappearance in a University Museum back to Visual Arts. The research methodology approached the field of contemporary art (art history and art criticism) to the field of museology and heritage, with regard to the process of Museum documentation. The resources used were semi-structured interviews with the artist and curator, questionnaires with the public. At the end we weave some thoughts about the difficulty of conducting research and museological documentation of two works of conceptual art of the artist, titled of Lookout (wood carving/2006 modules) and Detachment (performance for video of 2010). Contact with a specific conceptual work, safeguarded in a University Museum as MUFPA establishes link with the definition of Museum and its functions arising from your action that includes: preservation, research, communication, education, exhibition, mediation, management, architecture. Articulate and reflect on the process by which work Gazebo/Detachment of Armando Queiroz contributes to the study of this phenomenon in full development in the world of museums, as we know with your role to safeguard memories.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v6i10.10582