Circuito Bqueer: tempo e imagem negra LGBTQI+ na Amazônia paraense
Resumo
Resumo
O presente artigo apresenta uma leitura de aspectos memoriais, visuais e conceituais em torno das experiências artísticas de Rafael Bqueer na cidade de Belém durante o ano de 2019. Nesse sentido, propõe identificar, nestas produções, facetas ligadas às temporalidades das imagens, à remontagem de imaginários locais e amazônicos e ao artivismo negro e LGBTQI+. Como base teórica, o diálogo se dá com Georges Didi-Huberman, Walter Benjamin, Ernani Chaves, Djamilla Ribeiro e Achille Mbembe, articulados em uma perspectiva dialógica com relatos dx artista. As proposições artísticas de Bqueer aqui são tomadas como disparadoras de chaves sígnicas para se acessar determinados dilemas e enfrentamentos de uma produção visual amazônica de alta voltagem política.
Abstract
This article presents a reading of memorial, visual and conceptual aspects of Rafael Bqueer's artistic experiences in the city of Belém during 2019. In this sense, it proposes to identify, in these productions, facets linked to the temporalities of images, to the reassembly of local and Amazonian imaginary and to black and LGBTQI + artivism. As a theoretical basis, the dialogue takes place with Georges Didi-Huberman, Walter Benjamin, Ernani Chaves, Djamilla Ribeiro and Achille Mbembe, articulated on a dialogical perspective with reports provided by the artist. Bqueer's artistic propositions here are taken as triggers of sign keys to access certain dilemmas and confrontations of a political high-voltage Amazonian visual production.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v6i11.11029
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