Cabeçalho da página

O BOI-BUMBÁ DE PARINTINS COMO ARTE E HISTÓRIA PÚBLICA: DO FOLGUEDO DE TERREIRO AO ESPETÁCULO DE ARENA E ALÉM

Diego Omar da Silveira, Ericky da Silva Nakanome

Resumo

Resumo

O texto aborda o Boi-Bumbá de Parintins como arte e história pública, ou seja, como espaço de conformação de atuações que, para além do folclore, criam possibilidades de uma interven-ção cultural dialógica, em contato tanto com as discussões contemporâneas nos mais diversos campos da cultura quanto com o patrimônio e as tradições locais. Partimos, ao mesmo tempo, da crescente bibliografia disponível sobre esse que é um dos mais importantes festivais folcló-ricos do país e das experiências de produção dos bumbás e de ensino nos cursos de Artes e História nos campi da Universidade Federal do Amazonas e na Universidade do Estado do Amazonas em Parintins.

Abstract

This paper approaches the Parintins Boi-Bumbá as an art form and as a part of public history, that is, as a space for conforming actuations that, beyond folklore, enable the creation of a dialogic cultural intervention that is simultaneously in touch with contemporary discussions in multiple fields of culture as well as with local heritage and traditions. We draw on ever grow-ing bibliographic references available about the festival, which is one of the most important festivals in the country, as well as from the experience of producing the bumbás and teaching in the Arts and History campuses of the Federal University of Amazonas and the State Uni-versity of Amazonas, in Parintins.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i12.12683