Cabeçalho da página

O CORPO QUE GRITA: AS PINTURAS EXPRESSIONISTAS DE CÂNDIDO PORTINARI NO CORPO QUE DANÇA BUTOH

Diego Augusto Pereira da Rocha

Resumo

Resumo

Este artigo é o compartilhamento do processo criativo em sua vivência na elaboração de uma dança Butoh, tendo como base de sua construção física as pinturas expressionistas de Cândido Portinari. Com o objetivo de contribuir para a difusão da dança Butoh, assim como também colaborar com futuros atuantes cênicos, este texto apresenta de maneira minuciosa os procedimentos técnicos que foram utilizados em seu processo criativo. É importante ressaltar que o Butoh é pessoal, que cada pessoa tem o seu Butoh e a sua forma de expressá-lo, com isso, se faz necessário que cada um encontre o seu(s) caminho(s). O que apresento aqui são procedimentos técnicos que utilizei para encontrar o um dos diversos caminhos que acredito que existam.

Abstract

This article is the sharing of creative process in his experience in the elaboration of a Butoh dance, on the basis of its physical construction the expressionist paintings of Cândido Portinari. With the objective of contributing to the spread of Butoh dance, as well as collaborating with future scenic actors, This document presentes in a meticulous manner the technical procedures that were used in your creative process. it is important to point out that Butoh is personal, that each person has his/her Butoh and his/her way of expressing it. With this, it is necessary for each one to find his / her path (s). What I present here are technical procedures that I used to find the one of the several paths that I believe exist.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i13.13836

Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes