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ABOIO: EVOCAÇÃO AO SERTÃO

Heverton da Silva Guedes

Resumo

Resumo

Conjugando análise fílmica e revisão bibliográfica, esta pesquisa se debruça sobre Aboio (2005), de Marília Rocha, a fim de analisar como o filme, ao partir de uma perspectiva sertaneja subjetiva(da) (Lins; Mesquita, 2008), propõe uma paisagem outra aos sertões presentes nas narrativas predominantes (Albuquerque Jr., 2014; Moreira, 2018). Ancorando-se na mesma estrutura simbólica em que se divide o longa, o “boi”, o “homem” e o “infinito”, discutimos a comunhão entre sujeito, bicho e natureza (Lima, 2014; Welle, 2016), e intuímos, de antemão, que a evocação que se ouve e que se vê aqui é, antes de tudo, a um sertão-sensível.

Palavras-chave: Sertão; subjetividade; Aboio.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v10i16.16881

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