Cabeçalho da página

POR UMA ABORDAGEM DECOLONIAL DA VIDEOPERFORMANCE E A OBRA MANINUCRE ONICOFÁGICA (2021) DE LAÍS LACERDA

Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro, Laís Miguel Lacerda

Resumo

Resumo

O artigo apresenta parte dos resultados alcançados por uma pesquisa que teve como objeto de estudo a videoperformance e as relações entre corpo e vídeo na obra de artistas mulheres latino-americanas. O objetivo da pesquisa foi mapear obras em vídeo que se apropriaram do audiovisual como linguagem experimental em sinergia com a linguagem do corpo para promover ações de guerrilha e denúncia da violência contra o corpo feminino, tendo como base uma abordagem decolonial. Como aporte para discussão apresenta-se um breve estudo da videoperformance Manicure Onicofágica (2021) da artista visual brasileira Laís Lacerda.

Palavras-chave: Videoperformance; teoria decolonial; Laís Lacerda.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v10i16.16891

Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.