AÇÕES COM A CÂMERA (1974-1989): VIDEOPERFORMANCES NO SUDESTE E SUL DO BRASIL
Resumo
Resumo
O texto reflete sobre proposições precursoras da videoperformance no Sudeste e Sul do Brasil. Fundamenta-se em abordagens questionadoras do corpo feminino, evidentes em obras de três artistas mulheres na década de 1970: Iole de Freitas, Lygia Pape e Anna Bella Geiger, que sinalizam três modos de operar a câmera durante o registro de ações corporais. Discorre sobre o uso da imagem em movimento durante o “Estúdio 88: pesquisa de videoperformance”, dessa forma, sublinhando como a relação entre as artistas durante as ações e gravações extrapolavam a técnica e privilegiavam o trabalho colaborativo, considerando o caráter de dupla performatividade existente nas gravações.
Palavras-chave: Artistas mulheres; câmera; videoperformance.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v10i16.16894
Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.