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VIDEOARTE E REPETIÇÃO: ANÁLISE DA OBRA PASSAGENS I ORIENTADA PELO CONCEITO DO INFAMILIAR

Antenor Ferreira Corrêa, Maiara Martins Gomes

Resumo

Resumo

No presente artigo, tomamos a obra Passagens I (1974), de Anna Bella Geiger, com o objetivo de realizar uma análise psicanaliticamente orientada. Para tanto, nos valemos do conceito de infamiliar proposto por Freud em 1919 em seu artigo Das Unheimlich. Iniciamos com uma apresentação sintética desse conceito para servir de base para a interpretação da obra realizada na terceira parte do artigo. A guisa de conclusão, observamos a possibilidade de orientar psicanaliticamente a análise artística que, no lugar de psicologizar o artista enfatiza atributos psicológicos possíveis da obra em si.

Abstract

In this article, we take the work Passagens I (1974), by Anna Bella Geiger, with the aim of carrying out a psychoanalytically oriented analysis. To this end, we use Freud’s concept of the uncanny proposed in 1919 in his article Das Unheimlich. We begin with a synthetic presentation of this concept to serve as a basis for the artwork interpretation carried out in the third part of the article. By way of conclusion, we observe the possibility of psychoanalytically guiding artistic analysis which, instead of psychologizing the artist, put emphasis on the possible psychological attributes of the work itself.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v10i17.17260

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