“PARA FABULAR O ATO DE VIVER”: CINEMA DE GRUPO COM PROFESSORES, EXPERIMENTAÇÕES E EMARANHAMENTOS POSSÍVEIS ENTRE ARTE, VIDA E EDUCAÇÃO
Resumo
Resumo
O presente texto se propõe a investigar a presença do cinema nas produções subjetivas dos professores que são atravessadas pela experiência de grupo desencadeada pela pedagogia do dispositivo. A partir dos relatos, buscamos compreender a potência das experimentações com dispositivos nas práticas do projeto de extensão chamado Cinema de Grupo do Laboratório Kumã (UFF). Buscamos alinhavar uma aproximação do cinema com a prática clínica, devido às suas potencialidades de provocar deslocamentos experimentados em grupo que multiplicam o repertório de viver a educação, o que nos possibilita tecer olhares para educação que não a encarecem como temática.
Abstract
The following article aims to investigate the presence of cinema in the subjective productions of teachers who cross the group experience triggered by the pedagogy of the device. Based on the reports, we seek comprehend the power of experimenting with devices while in the practicing in the extension project called Kumã Laboratory (UFF). This work seeks to align cinema with clinical practice due to its potential to provoke displacements experienced in groups that multiply the repertoire of living education. What allows us to weave looks for education that does not turn it expensive as a theme.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v10i17.17263
Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.