DISCURSOS E TEMPORALIDADES DO HIV/AIDS NO AUDIOVISUAL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
Resumo
Resumo
Esta investigação apresenta um estudo comparativo entre quatro obras audiovisuais produzidas no Brasil que abordam o tema do HIV/aids: Linda, uma história horrível (2013), dirigida por Bruno Barreto; Sinal de Alerta, Lory F. (2021), dirigida por Frederico Restori; A última ceia ou o beijo de Judas (2021), de Órion Lalli; e Poder Falar (2022), dirigida por Evandro Manchini. A partir da análise baseada no método de Manuela Penafria (2009), que compreende a decomposição formal e a análise contextual das obras, foi possível identificar que, apesar de suas naturezas distintas, elas dialogam ao apresentar aspectos que atravessam diferentes temporalidades da enfermidade, discutindo a permanência de estigmas do passado e a importância do debate sobre o assunto na atualidade.
Abstract
This investigation presents a comparative study between four audiovisual works produced in Brazil that address the topic of HIV/AIDS: Linda, uma História Horrível (2013), directed by Bruno Barreto; Sinal de Alerta: Lory F. (2021), directed by Frederico Restori; A última ceia ou o beijo de Judas (2021), by Orion Lalli; and Poder Falar (2022), directed by Evandro Manchini. From the analysis based on the method of Manuela Penafria (2009), which comprises the formal decomposition and contextual analysis of the works, it was possible to identify that, despite their different natures, the works dialogue with each other by presenting aspects that cross different temporalities of the illness, discussing the permanence of stigmas from the past and the importance of debate on the subject today.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v10i17.17264
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