ARTISTA-PROFESSOR: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO CRIATIVO
Resumo
Resumo
Neste artigo apresenta-se o desenvolvimento de um processo criativo, cujo objetivo é discutir como a sua prática contribui ao artista-professor no desenvolvimento de possibilidades metodológicas de ensino-aprendizagem. Encontra-se embasamento nos componentes da criatividade, de Nickerson, Perkins e Smith (1997), e nas dimensões e parâmetros fundamentais de Rey (2002). Metodologicamente, esses componentes, dimensões e parâmetros constituem as fases que direcionaram o processo criativo, ao mesmo tempo que despertam para metodologias de ensino-aprendizagem. Conclusivamente, entende-se o conhecimento didático-metodológico como oriundo da vivência do próprio processo criativo e potencializador do ensino-aprendizagem nas situações que o envolvem.
Abstract
This article presents the development of a creative process, whose objective is to discuss how its practice contributes to the artist-teacher in the development of methodological possibilities for teaching and learning. It is based on the components of creativity, by Nickerson, Perkins and Smith (1997), and in the fundamental dimensions and parameters of Rey (2002). Methodologically, these components, dimensions and parameters constitute the phases that guided the creative process, at the same time that they awaken to teaching-learning methodologies. Conclusively, the didactic-methodological knowledge is understood as coming from the experience of the creative process itself and potentiating the teaching-learning in the situations that involve it.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v10i17.17300
Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.