Cabeçalho da página

POR UMA DESCOLONIZAÇÃO DA IMAGEM: O MARFIM AFRICANO NA ARTE COLONIAL DO ORIENTE DE JORGE LÚZIO – UMA LEITURA

Afonso Medeiros

Resumo

Resumo

A partir desta recente obra do historiador Jorge Lúzio, apresenta-se uma análise crítica sobre a produção e a distribuição de artefatos para o mercado internacional de arte, entendendo que o mercado de bens simbólicos no período colonial já apresenta alguns dos sintomas típicos de uma globalização capitalista (agudizada ao longo dos séculos posteriores), não só em termos econômicos, como também estéticos. Para tal fim, recorre-se a autores como Anne Lafond, Danielle Gaborit-Chopin, Simon Gikandi e Susan Buck-Mors.

Abstract

Based on this recent work by historian Jorge Lúzio, a critical analysis is presented on the production and distribution of artifacts for the international art market, understanding that market for symbolic goods in the colonial period already presents some of the typical symptoms of globalization capitalism (became more acute over the following centuries), not only in economic terms, but also in aesthetic terms. To this end, authors such as Anne Lafont, Danielle Gaborit-Chopin, Simon Gikandi and Susan Buck-Mors are used.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i0.17711

Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Indexadores