Para servir a Deus e à Nação: a recepção da música religiosa de José Maurício Nunes Garcia no panorama da restauração musical católica no Brasil
Resumo
Resumo
Este artigo analisa a recepção da música religiosa do padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) no panorama da Restauração Musical Católica no Brasil. Considerado por críticos e por parte da historiografia um mito fundador da brasilidade na música, a difusão de sua obra serviu a distintos interesses ou compreensões da identidade nacional. A restauração musical se baseava em rígidas normas, sistematizadas por Pio X num motu proprio promulgado em 1903. Este documento pressupunha uma noção de universalidade fundada em referenciais culturais europeus. Questiona-se aqui que tratamento foi dispensado pela Igreja à memória musical legada por José Maurício, como os restauristas lidaram com as influências da ópera em sua obra sacra, bem como os interesses nacionais ou religiosos envolvidos em sua aceitação. Os dados foram analisados a partir dos referenciais de memória e identidade, e apontam para uma equiparação cultural com a Europa como principal argumento para a aceitação, ainda que de maneira negociada em alguns aspectos musicais.
Abstract
This article analyzes the reception of the religious music by the priest José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) in the panorama of the Catholic musical Restoration in Brazil. Regarded by critics and by a part of the historiography as a founding myth of the Brazilianness in music, the diffusion of his work served to different interests or understandings of the national identity. The musical Restoration was based on strict standards, systematized by Pius X in a motu proprio promulgated in 1903. This document presupposed a notion of universality based on European cultural references. It is questioned here what treatment the Church gave to the musical memory of José Maurício, how the restorers dealt with the influences of the opera in its sacred work, as well as the national or religious interests involved in its acceptance. The data were analyzed from the references of memory and identity, and point to a cultural equation with Europe as the main argument for acceptance, albeit in a negotiated way in some musical aspects.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v4i6.5961
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