Para Além do Teto Protetor, As Estrelas do Firmamento: Relações entre abrigo e abrigado a partir do conceito de ruína em Walter Benjamin
Resumo
Resumo
O presente artigo busca analisar, a partir do conceito de ruína em Walter Benjamin, a relação entre a finitude de uma casa e sua transposição em valores humanos pela perda do sentido de proteção e resistência de quem por ela é acolhido. Para além de convenções sociais, interessa-nos analisar os estreitos vínculos entre abrigo e abrigado e o quanto o processo de ruína de um, implica em movimentos de superação do outro. Em que medida a concretude de salas e corredores, que numa relação simbiótica definem condutas dos corpos que ali se abrigaram, são capazes de operar por ocasião de sua falência, paradoxalmente, enquanto potência de libertação.
Abstract
Based on the concept of ruin formulated by Water Benjamin, this article analyses relations between the finitude of a house and its transposition into human values by the loss of protection and resistance of those who are sheltered. Beyond social conventions, the article analyses connections between shelter and sheltered and how much the process of ruin implies overcome attitudes of the other. How does the concreteness of rooms and corridors that, in a symbiotic relationship, defines bodily behaviors, manage to operate at the time of its bankruptcy, paradoxically, as a liberating power for the sheltered being?
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v5i9.9809
Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes