O efeito de instruções na correspondência verbal em crianças típicas no relato de desempenho
Resumo
O presente trabalho investigou o efeito de regras sobre a acurácia de relatos de desempenho diferencialmente consequenciados ao longo do experimento em três crianças típicas de oito e nove anos, a partir da replicação do procedimento utilizado em um experimento com crianças atípicas. A cada tentativa, as participantes relatavam acerto ou erro na tarefa de pareamento arbitrário ao modelo simultâneo (MTS). Na primeira e na última condições (Linha de Base), os relatos não produziam consequências programadas. Seis sessões foram realizadas com a apresentação de estrelas douradas como consequência apenas para relatos de acerto. As duas primeiras foram feitas sem a instrução, as próximas duas com regras gerais e as duas últimas com regras específicas. Em seguida, foi aplicado um treino de correspondência no qual apenas relatos acurados produziam estrelas. A introdução das regras gerais resultou na queda na correspondência, a qual foi parcialmente restabelecida no treino de correspondência. Foi possível concluir que, para participantes típicas, a introdução de regras e o treino de correspondência afetam a correspondência verbal.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v19i2.15661