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Estratégias comportamentais usadas por fonoaudiólogos(as) para ensino de comportamento verbal a indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista

Lady Anny Araújo do Espírito Santo, Ravi Moreira Lima de Castro, Romariz da Silva Barros

Resumo

O(a) fonoaudiólogo(a) é o profissional com capacitação para intervir nas dificuldades de comunicação humana. Um dos objetos de estudo da Fonoaudiologia é a linguagem, que é um tema de interesse em comum com analistas do comportamento envolvidos na prestação de serviços na área da Análise do Comportamento Aplicada. O conhecimento envolvido tanto na atuação dos(as) fonoaudiólogos(as), quanto dos analistas do comportamento é convergente na busca de práticas baseadas em evidências para soluções de problemas socialmente relevantes de indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. Considerando isso, esta revisão buscou sistematizar o que pesquisadores da área da fonoaudiologia produziram entre os anos de 2010 e 2020, quanto ao uso de estratégias comportamentais para ensino de repertório verbal a indivíduos dentro do espectro autista. Foi utilizada a metodologia PRISMA para buscas nas bases de dados. Os resultados mostraram que a maioria das pesquisas se concentrou em aquisição e/ou ampliação de repertório verbal a partir de modelos de ensino incidentais e instrução sistemática para uso de comunicação suplementar e/ou alternativa.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v19i2.15667

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica